UNDRR-CERRD - INFORMATIVO 02/2015

  

UNDRR-CERRD - INFORMATIVO 02/2015

Temos um novo Marco Global. O Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 - 2030 aprovado na Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres realizada na cidade de Sendai, Japão de 14 - 18 de março de 2015.

O novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030 representa um grande avanço sobre o Marco anterior (o Marco de Ação de Hyogo). O novo Marco tem como meta alcançar nos próximos 15 anos: A redução substancial dos riscos de desastres e perdas de vida, meios de subsistência e saúde e dos ativos econômicos, físicos, sociais, culturais e ambientais das pessoas, empresas, comunidades e países.

O Marco de Sendai abrange riscos de pequena e grande escala, de frequência intensa ou eventual, desastres súbitos e de caminhamento lento, causados pelos riscos naturais e os de ação antrópica bem como os riscos e perigos ambientais, tecnológicos e biológicos relacionados. Tem por objetivo guiar o gerenciamento dos desastres a partir de um enfoque multirrisco e multissetorial.

O novo Marco tem um foco maior na prevenção do risco, estabelece diretrizes principais, propõe sete metas, estabelece uma articulação clara entre as ações à nível nacional, local e regional, e global, destaca as ações de reconstrução e saúde, e define as responsabilidades de todas as partes interessadas.

Aproximadamente 50 brasileiros participaram de todos os eventos em Sendai sob a liderança do Ministro da Integração Nacional Sr. Gilberto Occhi (foto acima)

Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 - 2030

Com a aprovação do novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030 durante a Terceira Conferencia Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres realizada em Sendai, Japão no mês passado toda a atenção se volta agora para a implementação do novo Marco, inclusive no Brasill.

Todos os documentos e os vídeos podem ser acessados no site da Conferência. O novo Marco pode ser acessado aqui, Em breve teremos o documento em português. Aproximadamente 50 brasileiros participaram de todos os eventos em Sendai inclusive o Dr. Carlos Nobre, Diretor do CEMADEN.. Veja aqui a lista dos participantes brasileiros . Maiores informações sobre a Conferência no site do CEPED da UFSC.

O verdadeiro trabalho começa agora. Temos um novo Marco. Temos 337 cidades brasileiras comprometidas com a construção de cidades resilientes, temos uma rede de pesquisadores trabalhando juntos para a avançar no tema de RRD e temos uma Aliança do Setor Privado para a RRD no Brasil. Já estamos com todos as peças necessárias para implementar este novo marco. E vamos trabalhar juntos nesta meta.

Se você estiver interessado em contribuir para a implementação do novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 - 2030 participe do Grupo Google que congrega mais de 300 brasileiros envolvidos nesta tarefa.. Visite a página do Grupo Google.

Oficina de Capacitação, UNDRR e CEPED-PR, Curitiba 27 - 29 de Abril

UNDRR juntamente com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED do Paraná, já visando a implementação no Brasil do novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres (2015-2030), mais especificamente no fortalecimento das capacidades locais para enfrentar os desafios relacionados a redução do risco e à adaptação às mudanças climáticas, de forma integrada ao desenvolvimento sustentável no âmbito local, nacional, regional e global estarão organizando uma oficina de capacitação Resiliência e Redução do Risco no Ambiente Urbano: Desenvolvimento de Capacidades para a Construção de Cidades Resilientes, na cidade de Curitiba, de 27 a 29 de Abril próximo.

O curso será ministrado por representantes do escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres – UNDRR – baseado em Incheon, Coreia do Sul, que abriga o Instituto Global de Educação e Treinamento da UNDRR (GETI, na sigla em inglês), responsável pela formação de quadros especializados na Redução do Risco de Desastres (RRD) e na adaptação às mudanças climáticas.

O objetivo desta iniciativa é promover uma oportunidade para especialistas e representantes de governos locais para aprimorar capacidades no que diz respeito à adaptação às mudanças climáticas e à redução do risco de desastres com foco no desenvolvimento e na implementação de Planos de Ação de Resiliência, além de formar uma plataforma de troca aprofundada de aprendizado de especialistas de diversas áreas e um espaço para a cooperação entre cidades na construção da resiliência por meio da integração de princípios de RRD e de adaptação às mudanças climáticas em planos, programas e iniciativas de desenvolvimento urbano.

O curso será ministrado em inglês, sendo que haverá tradução simultânea para os participantes. Últimas  vagas disponíveis para profissionais envolvidos e responsáveis pela capacitação à nível local. Pedimos aos interessados que nos envie um resumo do seu interesse em participar por meio do e-mail contato@unisdr-americas.org até o dia 17 de abril de 2015.

Reunião de Trabalho - Construindo Cidades Resilientes a partir do novo Marco de Sendai - Campinas, SP - 23 de abril

Faz-se necessária a revisão das prioridades e ferramentas da Campanha Construindo Cidades Resilientes, além de uma reflexão sobre o papel da Campanha no Brasil, à luz do novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030 e das políticas nacionais de proteção e defesa civil e sua relação com a gestão de risco e com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Esta reunião será uma reunião de trabalho que reunirá a equipe da UNDRR-CERRD, o Promotor Brasileiro da Campanha e parceiros-chave da Campanha no Brasil, com os seguintes objetivos principais: 1. avaliar a atuação da Campanha no Brasil (conquistas, resultados e desafios); 2. revisar a proposta dos Novos 10 Passos Essenciais; e, 3. acordar estratégias e encaminhamentos para a Campanha no Brasil a partir de 2015 como um Programa.

Pedimos aos interessados em participar que nos envie um resumo do seu interesse, descrevendo o trabalho que vem desenvolvendo na implementação de cidades resilientes no Brasil, por meio do e-mail contato@unisdr-americas.org até o dia 17 de abril de 2015.

Eventos para a sua agenda

Estamos organizando os seguintes eventos juntamente com nossos parceiros (maiores informações acima):

23 Abril 2015 - Reunião de Trabalho Construindo Cidades Resilientes a partir do novo Marco de Sendai - Campinas, SP

27 - 29 Abril 2015 - Oficina de Capacitação Resiliência e Redução do Risco no Ambiente Urbano: Desenvolvimento de Capacidades para a Construção de Cidades Resilientes, Curitiba, PR

Sobre a UNDRR-CERRD

O Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR-CERRD) foi estabelecido pela UNDRR e pelo Governo Brasileiro, com a missão de contribuir para a construção de comunidades resilientes à desastres através da promoção de uma maior sensibilização sobre a importância de se incluir a redução de desastres como um componente central do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, econômicas e ambientais devido à desastres (tanto desastres naturais como tecnológicos).

O Centro também procura ser um agente de promoção de conhecimentos e melhores práticas na área de redução do risco de desastres na região das Américas e com os países de língua portuguêsa através de cooperações e estabelecimento de parcerias.

Se voce tiver interesse em trabalhar para a UNDRR, clique aqui para ver as vagas abertas no momento.

Receba Informações da UNDRR-CERRD

Para receber informações enviadas pela UNDRR-CERRD clique no botão ao lado.

Para deixar de receber informações clique no link Desinscrever abaixo

Ajude a divulgar o trabalho do Centro. Reencaminhe este Informativo para pessoas que possam se interessar pelo conteúdo. Obrigado!

REENVIAR

 

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON