Municípios da Campanha Global "Construindo Cidades Resilientes" trocam experiências e aprendizados na Cidade Modelo de Campinas (SP, Brasil)

O vice-prefeito de Campinas, Sr. Henrique Magalhães Teixeira, recebendo o prêmio Sasakawa de Johanna Granados Alcalá, assessora de risco urbano da UNDDR Américas e Caribe, acompanhada pelos participantes do intercâmbio: Sidnei Furtado (Campinas, Brasil); Cinthia Borjas Valenzuela (Tegucigalpa, Honduras); Douglas Rodas (Cidade de Guatemala, Guatemala); Allan Hacay Chang (Guayaquil, Equador); e Miguel Eduardo Luengas Torres (governo da Colômbia). Crédito: UNDRR

 

Por: Clément Da Cruz, UNDRR - Américas e Caribe

CIDADE DE PANAMÁ, Panamá, 30 de Janeiro de 2020 – Para promover a aprendizagem entre pares e compartilhar experiências sobre o fortalecimento da resiliência em nível local, foi realizado em Campinas, São Paulo, Brasil, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2019 um intercâmbio entre cidades da região das Américas.

Este evento serviu como uma oportunidade para fortalecer a rede de cidades inscritas na Campanha "Construindo Cidades Resilientes: minha cidade se está preparando!" e expandir a sua base de conhecimento técnico e competências práticas. Foram socializadas experiências bem-sucedidas para o fortalecimento de capacidades em cidades que já possuem um plano de ação para a redução do risco de desastres no nível local, com vistas à implementação de ações concretas para a resiliência urbana.

O evento contou com a presença e o apoio de Sidnei Furtado, diretor de Defesa Civil de Campinas e promotor da Campanha "Construindo Cidades Resilientes" no Brasil. Participaram das atividades deste intercâmbio Cinthia Borjas Valenzuela, Coordenadora da Unidade Municipal de Gerenciamento Abrangente de Riscos em Tegucigalpa (Honduras); Douglas Rodas, Conselheiro em Logística do Centro de Operações de Prevenção de Emergência da Cidade de Guatemala (Guatemala); Allan Hacay Chang, diretor de gerenciamento de riscos e cooperação de Guayaquil (Equador); e Miguel Eduardo Luengas Torres, da Unidade Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres na Colômbia. O evento foi acompanhado por Johanna Granados Alcalá, Assessora de Resiliência Urbana do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) no Escritório Regional para as Américas e o Caribe.

Durante o intercâmbio, os participantes compareceram à entrega do mapeamento de risco para quarenta cidades da região de Campinas, participaram de sessões de trabalho e troca de experiências, visitaram a Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, o Centro de Monitoramento e a Câmara Municipal de Campinas Eles visitaram as áreas de risco da cidade e visitaram o Centro de Gerenciamento de Emergências do Estado de São Paulo. O vice-prefeito de Campinas, Sr. Henrique Magalhães Teixeira, também recebeu da parte UNDDR - As Américas e o Caribe, o Prêmio Sasakawa em uma cerimônia de parabenização, com o reconhecimento do Comitê da Cidade Resiliente de Campinas.

Esse intercâmbio possibilita destacar o progresso no fortalecimento da resiliência urbana das cidades da região das Américas, destaca o papel dos governos locais na compreensão dos riscos e impulsiona ações que promovam cidades sustentáveis, resilientes, seguras e inclusivas.

Essa atividade foi possível graças ao apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), do Ministério do Interior e Segurança do Governo coreano e da cidade metropolitana de Incheon.

 

Campinas

Desde sua inscrição na Campanha em 2012, Campinas implementou ações para fortalecer sua resiliência, promovendo o papel ativo da comunidade de maneira inclusiva, impulsionada por uma forte liderança local e promovendo a participação ativa de todos os grupos vulneráveis ​​no mapeamento e na mitigação de riscos. O município definiu seu Plano Local de Resiliência 2017-2020, que busca não apenas construir uma cidade resiliente, mas também aumentar a participação de mulheres, jovens, idosos, do setor público e privado, e de todas as partes interessadas para criar um plano inclusivo e abrangente.

Em 17 de maio de 2019, durante a Plataforma Global para Redução de Riscos de Desastres em Genebra (Suíça), o Departamento de Defesa Civil de Campinas no Brasil recebeu o Prêmio Sasakawa, que reconhece indivíduos, organizações e iniciativas que contribuem para garantir a participação e inclusão sem discriminação de todos os membros da sociedade, especialmente dos mais vulneráveis, em atividades para redução de riscos de desastres.

 

Planos Locais

Tegucigalpa, Cidade de Guatemala e Guayaquil desenvolveram seu Plano de Ação para Redução de Riscos de Desastres no nível local, como parte da iniciativa "Desenvolvendo Cidades Sustentáveis ​​e Resilientes: Implementando o Quadro de Sendai no Nível Local" que, com recursos da União Europeia, apoiou o fortalecimento da resiliência urbana em vinte cidades do mundo.

 

Links relacionados

https://camp-10-15/

https://camp-10-15/herramientas.html

http://www.defesacivil.sp.gov.br/

https://americas/noticias/ciudad-de-campinas-gana-premio-sasakawa-2019-por-ser-una-ciudad-mas-resiliente-inclusiva-y-sostenible.html#.XSy_aehKjIU

 

 

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON