Revista EIRD Informa - Las Américas
 
Contenido
 
Siguiente

“Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar”
Projeto Educativo para Cultura de Prevenção de Desastres

imagen 1

Projeto estimula a criação de uma cultura de prevenção de desastres em Santa Catarina - Brasil

A Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC) por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), apresenta uma iniciativa pioneira no Brasil, que tem como propósito a redução da vulnerabilidade social frente aos desastres.

O objetivo é aumentar a percepção de risco de adolescentes e adultos frente aos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana, por meio do projeto “percepção de risco, a descoberta de um novo olhar”. Trata-se de uma abrangente campanha educativa para cultura de prevenção de desastres, em desenvolvimento nos anos de 2008 e 2009, alcançando todas as escolas públicas estaduais de Santa Catarina, comunidades em situação de vulnerabilidade social em Florianópolis, a capital do estado, e a sociedade em geral.

O projeto está orientado para referendar a participação de Santa Catarina e do Brasil na campanha mundial “A redução de desastres começa na escola”, lançada em 2006 pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres - ONU/EIRD, ação resultante da Conferência Mundial sobre Redução de Desastres, realizada no Japão em 2005. Na ocasião, o Brasil e outros 167 países assinaram o compromisso de promover ações que aumentem a resiliência das nações frente aos desastres. Outras referências fundamentais deste projeto são o Marco de Hyogo, a Política Nacional de Defesa Civil, a Carta da Terra e a Agenda 21.

Com o propósito de incluir o tema no ensino fundamental, e contribuir para a formação de cidadãos conscientes dos riscos existentes e da importância de ações simples para a redução das vulnerabilidades socioambientais, serão criados bens culturais com conteúdo específico sobre percepção de risco e prevenção de desastres, causados por fenômenos naturais e pela ação humana.

Serão produzidos 2 mil kits educativos, destinados a todas as escolas estaduais de ensino fundamental, compostos por: boletim informativo; livro didático para professores; gibi para alunos; dvd contendo um filme documentário, um filme curto e vinhetas de animação, e o making of da realização do projeto.

O material será distribuído gratuitamente a 1.324 escolas. Cada uma receberá o Kit Educativo acompanhado de um lote de gibis, com um exemplar para cada aluno matriculado na 7ª série. Serão impressos 70 mil gibis. As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil nos 293 municípios do estado e as Gerências Estaduais de Educação, entre outras instituições, também serão contempladas com o material.

Os alunos terão ainda a oportunidade de participar de um concurso de desenhos e frases, que tem o objetivo de estimular o engajamento dos adolescentes na campanha, valorizando seus pontos de vista. Os trabalhos selecionados no concurso serão premiados e ilustrarão um calendário para divulgar as reflexões dos adolescentes sobre o tema.

O filme documentário, dedicado aos professores e ao público em geral, tratará de aspectos da realidade mundial, mudanças climáticas globais, principais fenômenos naturais, reflexões sobre percepção de risco e redução de desastres, dicas de prevenção e autopreservação, políticas públicas, o papel das comunidades, entrevistas com especialistas, e perspectivas para modos de vida mais sustentáveis, com destaque para Santa Catarina.

O site do projeto, em execução, dará visibilidade às ações realizadas e será um espaço de informação, com textos, fotografias, notícias, publicações, agenda do projeto e eventos relacionados.

A distribuição dos kits educativos ocorrerá no início do ano letivo de 2009.

Como forma de estimular a organização da comunidade catarinense para o empenho em ações preventivas, será realizado ainda o Projeto Piloto de Capacitação, com oficinas teórico-práticas para lideranças comunitárias em Florianópolis, no segundo semestre de 2008. Ao encerramento do curso será efetuada uma ação comunitária de prevenção de desastres, em parceria com a Defesa Civil.

Rede Cooperativa de Comunicação

Partindo da premissa da EIRD de que “a prevenção começa com a informação”, outra ação estratégica do Projeto Educativo para Cultura de Prevenção de Desastres “Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar” é criação de uma Rede Cooperativa de Comunicação com veículos de mídia, órgãos públicos e instituições sociais, que estão sendo estimulados a contribuir com a difusão de informações sobre percepção de risco e cultura de prevenção de desastres, e a promover reflexões sobre o tema.

A Rede Cooperativa de Comunicação está incentivando a co-responsabilidade da mídia pela qualidade da informação pública sobre redução de desastres. Os meios de comunicação têm um papel essencial para a elevação da consciência pública geral e para a ampliação de alcance dos temas gestão de risco e prevenção. Para tanto, faz-se necessária uma cobertura responsável e contextual, tratando das causas dos desastres e de como os seus impactos podem ser evitados ou pelo menos reduzidos.

A Rede está sendo constituída pelas instituições que coordenam o projeto, jornais, emissoras de rádio e televisão, sites de informação, mídias sociais e comunitárias e outras redes de informação sobre temas relacionados, no âmbito estadual, nacional e latino-americano.

Em agosto próximo será realizado em Florianópolis/SC um fórum sobre percepção de risco e cultura de prevenção de desastres, para aprofundar o tema, trocar experiências e propiciar um momento de reflexão e debate com profissionais de comunicação de todos os setores. Na ocasião será construído coletivamente um protocolo de intenções para nortear a atuação da Rede. No encerramento do evento o documento será assinado pelos participantes, marcando sua formalização.

No site do Projeto, em construção, haverá um espaço específico para a Rede. Futuramente os audiovisuais produzidos serão disponibilizados gratuitamente para veiculação na rede pública de televisão e em outras emissoras parceiras.

Mudança cultural

Diante deste amplo contexto, o objetivo maior deste projeto é promover uma mudança cultural. É fazer com que as pessoas incorporem a percepção de risco na vida cotidiana.

Para isso, o projeto irá valorizar em todas as suas atividades a solidariedade, a dignidade, a justiça e a cidadania, bases para a autopreservação, a resiliência, a liderança e a pró-atividade da população. Outro firme propósito é colaborar para a emancipação das comunidades em direção à real conquista e manutenção do direito de viver com menos riscos.

A implementação de uma cultura de prevenção de desastres pressupõe a articulação de uma teia intersetorial de atuação. Governo, universidade, escola, comunidade, mídia, organizações do terceiro setor e setor privado, são chamados a se empenhar na conquista de um valor social que beneficia a todos.

Capitão Márcio Luiz Alves – Diretor Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina
dedcdir@ssp.sc.gov.br * fo ne: [5548] 4009.9816 *
Núcleo de Comunicação “Percepção de Risco a Descoberta de um Novo Olhar”
Projeto Educativo para Cultura de Prevenção de Desastres

 


Contenido
Siguiente

 

  © ONU/EIRD