Estrategia Internacional para la Reducción de Desastres
América Latina y el Caribe  

Revista EIRD Informa - América Latina y el Caribe
Número:13 -2006 -12/2006 - 11-/2005 - 10/2005 - 9/2004 - 8/2003 - 7/2003 - 6/2002 - 5/2002 - 4/2001- 3/2001 - 2/2000 - 1/2000

 

Socios en Acción

Anterior
Contenido
Siguiente


A Defensa Civil de Sao Paulo

A Defesa Civil foi criada em vários países para atender os problemas internos resultantes das guerras. No Brasil, surgiu após a ocorrência de várias catástrofes do passado e que encontraram o Poder Público e a comunidade despreparados para enfrentá-los.

Em São Paulo, após as fortes chuvas e a grande enchente de Caraguatatuba (1967) e os incêndios dos Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974), causadores de centenas de mortes em decorrência do despreparo e da falta de coordenação dos esforços, é surgiu a idéia da Defesa Civil como órgão de coordenação para a prevenção e atendimento aos desastres, com a participação e o envolvimento de órgãos e entidades governamentais e toda a comunidade. A partir daí é que percebeu-se a necessidade de todos estarem preparados para prevenir e enfrentar situações emergenciais, ou pelo menos, estar em condições de diminuir perdas humanas e materiais, atender aos vitimados e restabelecer a normalidade da área atingida diante dos eventos imprevisíveis.

Desde sua criação por Decreto, em 19 de fevereiro de 1976, e após sua reorganização, através do Decreto nº 40.151 de junho de 1995, o Sistema Estadual de Defesa Civil considerou a participação comunitária imprescindível, pois nenhum governo tem a capacidade de solucionar sozinho os problemas que afetam as comunidades.

Assim, a Defesa Civil passou a ser o instrumento de Coordenação dos esforços de todos os órgãos estaduais com os demais organismos públicos e privados e com a comunidade, para o planejamento e execução de medidas de prevenção aos desastres, para o socorro às populações vitimadas e restabelecimento do bem estar social.

Isso é expresso no próprio símbolo da Defesa Civil de São Paulo. O hexágono na cor de laranja representa a dinâmica operacional do Sistema, semelhante ao sistema de vida das abelhas, onde cada um desempenha suas próprias funções sempre em benefício da comunidade. O triângulo equilátero azul representa os âmbitos de atuação Federal, Estadual e Municipal, localizado no centro do hexágono como um posto de observação e alerta permanente.
A Defesa Civil está presente em todo o Estado. Nos Municípios existem Comissões de Defesa Civil (COMDECs), que atuam dentro de sua própria realidade, direcionados para os problemas maiores de sua região. Atendem através do telefone 199, linha gratuita de atendimento a emergências da Defesa Civil, existente também na cidade de São Paulo e na região metropolitana.

Já a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está à disposição de todos, através do telefone 3745-3333, de seu Centro de Gerenciamento de Emergências, em funcionamento 24 horas por dia. Dispõe também de página na Internet, onde estão disponíveis informações sobre o Sistema e também informações meteorológicas sempre atualizadas.


www.defesacivil.cmil.sp.gov.br
defesacivil@defesacivil.sp.gov.br
Enfim, a Defesa Civil somos todos nós.

Capitão Eliane Nikoluk –
Diretora de Comunicação Social
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil


Anterior
Contenido
Siguiente
  © ONU/EIRD